A educação de Crianças Diamantes na Era da Luz
Queridos irmãos da Luz,
É com muito orgulho que escrevo estas linhas. Como uma pessoa sucinta e objetiva foi um desafio desenvolver e desenrolar este texto. Porém com a ajuda da Egregora as linhas foram brotando e se multiplicando.
Espero ser total contribuição para o aprendizado e evolução de cada um de vocês.
Vou começar fazendo um comparativo, como era antes o registro de informações e como é hoje.
Pinturas Rupestres X Emojis
Podemos dizer que as pinturas rupestres da era Paleolítca (40.000 aC ) foram registros impressionantes. Com tão pouco material registrou-se tanto. Os primeiros registros usando imagens, desenhos, figuras feitas em rochas.
Primeiro meio de comunicação, vem a escrita, rádio, jornal, Telefone, TV, fax, computador e celular. Nossa comunicação hoje se resume ao celular. Quem ainda tem telefone fixo em casa?
No Antigo Egito e logo após na Grécia, destacam-se Toth, Sócrates e Platão, logicamente há outros nomes importantes, porém vou mencionar só os três.
E como chegamos na escrita?
Toth é considerado o pai das artes e raciocínio. Ele buscou uma maneira de preservar o conhecimento em algo mais durável que a memória. Então ele percebeu que podia usar um caniço afiado e tinta para, em uma folha de papiro, planta que crescia, abundante, no delta, desenhar signos que representassem coisas – como pão, macaco ou barca – e conceitos – como amor, ódio, fidelidade. Durante vários dias, hora na forma de homem com cabeça de íbis, hora na forma de babuíno Toth se ocupa de traçar todos os signos que sua mente imagina. Feita sua obra foi mostrá-la ao rei dos deuses, Rá, e obter sua aprovação para que os homens dela pudesse desfrutar.
Cito ainda mais dois importantes nomes que vieram depois – Sócrates filósofo da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente por Platão (428 a.C.-347 a.C.) –filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Salto para o futuro…Todo o processo de evolução do ser humano, passando por tantos filósofos, mestres e professores, para chegarmos em praticamente diálogos monossilábicos, representados pelos emojis. Começou com o joinha, carinhas simpáticas e símbolos para tudo (frio, calor, viagem, amor, aniversário) que vem ganhando cada vez mais espaço e são super utilizados na comunicação principalmente entre jovens. Os emojis são representação sucinta de sentimentos, palavras e emoções e tudo o que a pessoa deseja expressar….
A pergunta que não quer calar… Estamos regredindo? Na minha humilde opinião não. Tanta informação, tanta urgência, o tempo urge, já aprendemos na Arte Shitall que nosso dia hoje tem menos de 6 horas. Hoje entendemos que está tudo bem recebermos uma resposta com uma carinha sorrindo, ou simplesmente um N ou S para sim ou não.
E a educação era realizada como? Como vemos em nossos livros de História… O mestre ao centro ou a frente e seus alunos em volta, escutando.
Assim também é entre os Índios, onde os anciãos passavam o conhecimento para os mais jovens, ensinando, mostrando e vivenciando.
Obviamente passamos pela escola mais rígida, educação só para meninos, castigos rígidos, inclusão das mulheres, avanços naturais e em sincronia com o desenvolvimento econômico, social e político.
Até que tudo foi mudando. Nosso modelo de ensino hoje é baseado na escola, dividido por idades, séries, avaliações por testes e provas e muito conteúdo que não será utilizado na vida adulta e/ou profissional. Todas as crianças e adolescentes estão no mesmo balaio… Resumindo, arrumaram uma maneira de “controlar” e classificar todos e seguimos assim, enquanto não há outra maneira de ensinar, de usar todos os sentidos, vamos continuar com as mesmas perguntas…Para que estamos estudando isto? Preciso saber biologia para ser professor de Português? E por aí vais questionamentos nonsense. Daí te falam que não precisam nada disto na profissão, basta ter o QI (Quem indica).
E vamos levando a vida, somos avaliados pelo nosso do QI (Quociente de Inteligência) onde se mede a sua inteligência por faixas. Com a modernidade, mais recentemente somos avaliados pelo QE Quociente Emocional- o quanto você sabe lidar com uma situação, como você reage a um fato, como você lida com o stress, com seus colegas de trabalho e o quanto você pode liderar. Com este QE agora é possível entender um pouco melhor o ser humano.
Não é de hoje que as crianças, na minha época já era assim, gostam mais das aulas de Educação Física, Artes, Música e agora Computação. O que buscamos? Aprender de forma divertida, queremos a experiência Completa – Lúdico, sensorial, tátil, olfativa, visual e agora nosso SER DE LUZ, que é a essência do TODO. Isto é a plenitude.
Nossas crianças chegam em casa e se identificam com as matérias ou aulas que são mais lúdicas e interativas, como educação física, artes e música. Criticam nossa maneira de ensinar, dizem que não foi assim que a professora ensinou e que estamos fazendo errado.
É fato que não precisamos ensinar as crianças a usarem o computador, o celular, as redes sociais ou ajustar a NETFLIX…Faz parte da evolução. Porém a maneira de ensinar pode tomar novos caminhos.
As crianças realmente vem com um software diferenciado, simplesmente sabem como fazer e agem naturalmente, sem barreiras. Vamos deixar as crianças com esta tela em branco, onde cada uma pode colocar sua experiência e colaboração.
Educação colaborativa, interativa e ativa… Saindo do formato fechado da sala de aula, as crianças precisam de ar, de música, de interatividade, de leveza para aprenderem.
Permitam-se viajar e aprender neste local de luz onde as salas de aula não tem paredes e o mestre não está à frente, mas sentado entre as crianças, aprendendo com eles. O conteúdo é baixado sem esforço, o conteúdo simplesmente vem. Cada um pode colocar a sua colaboração e montar a sua aula diferente.
Estamos na era da LUZ e o conteúdo está disponível para todos. As crianças não precisam de manual, elas são o próprio conteúdo, são a composição perfeita. Vamos acessar o conteúdo livremente, vamos buscar no meio. Ao ar livre eles aprendem, colaboram contribuem e desenvolvem melhor.
O aprendizado vem do coletivo da egrégora do UNO, a composição é feita como o costurar de uma colcha, cada um pode dar sua contribuição e se sentir peça importante para o TODO.
Olhando, observando eles absorvem, crescem e dão o seu melhor, os testes estão no crescimento do dia a dia de cada um… Todos pensando no TODO.
Sem expectativas, porém construindo uma maneira melhor de ensinar, onde tudo se completa e tudo faz parte, tudo é incluído.
Vamos junto?
Andrea Pinotti
02/09/2019
Espaço Lihkoan São Paulo